Site Médico

A depressão , ou Transtorno Depressivo Maior , é um dos transtornos psiquiátricos mais prevalentes do mundo . De acordo com a OPAS , Organização Pan-Americana da Saúde , 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e o Brasil é o país com a maior prevalência desta doença na América Latina , apontando que 5,8 % da população brasileira , cerca de 11, 7 milhões de pessoas , sofrem desta condição .A depressão é  mais comum em mulheres e costuma iniciar por volta da terceira década de vida . 


Causas da depressão

Hoje sabemos que não existe uma única causa para a depressão e sim que a causa é multifatorial , ou seja , mais de um fator envolvido . Fatores biológicos , psicológicos e sociais estão implicados no desenvolvimento da doença . 

  1. Biológicos : genética e interação desta com fatores ambientais ( epigenética ) , que causam alterações nos neurônios e em suas conexões neurais ;
  2. também : doenças crônicas e graves , alguns medicamentos , uso de drogas e álcool.
  3. Psicológicos : traumas sofridos pela própria pessoa ou pela sua família , a forma como a pessoa foi criada pela família e como vínculos afetivos ( ou a falta deles ) afetaram sua vida , bullying na escola , dificuldade de relacionamentos …
  4. Socias : problemas sociais como pobreza, exposição à violência , falta de acesso a saúde e educação dignas , racismo e preconceito de gênero / religião / etc 

Sintomas da depressão

  1. Tristeza ou perda de prazer nas atividades que sempre gostou de fazer 
  2. Alterações no sono : dificuldade para dormir ou excesso de sono 
  3. Alterações no apetite : perda de apetite , vindo a emagrecer muito ou aumento de apetite, engordando muito
  4. Cansaço , falta de energia ou motivação , muitas vezes sentindo como se o corpo estivesse muito pesado 
  5. Prejuízo cognitivo : pode ter dificuldade de se concentrar nas suas atividades , guardar informações e mesmo problemas com a memória
  6. Pensamentos ruins e negativos : pode começar a pensar que é culpado por tudo de ruim que aconteceu , que merece sofrer ou que não serve para nada , que não consegue fazer nada direito . 

Os sintomas ocorrem a maior parte do tempo e persistem por mais de 2 semanas .

Depressão : risco de suicídio

Os pensamentos ruins podem começar a tomar conta de tudo o que a pessoa pensa e ela pode começar a acreditar que nunca mais vai melhorar , que sua família ficaria melhor sem sua presença , e que a morte poderia ser uma saída . A pessoa pode começar desejando ficar com uma doença muito grave , que um acidente aconteça com ela. Com o tempo , as ideias de que ela mesma pode tentar algo contra si surgem e a pessoa pode ficar cada vez mais com a certeza de que isso seria o melhor a ser feito e planos para suicídio começam a tomar forma, com o risco cada vez mais alto de serem concretizados. 

Estudo recente publicado pela Lancet foi divulgado que a taxa de suicídio no Brasil em 2019 foi 6,7 por 100 mil habitantes e que houve um aumento de 43 % nesse número entre os anos 2000 e 2019 . O Brasil teve a maior taxa de aumento de suicídio entre os países da América Latina . 

A depressão é uma das maiores causas de tentativas e consumação de atos suicidas . É importante o paciente depressivo fazer o tratamento corretamente pois pode ter sua vida salva por ele. 

Tipos de depressão

Existem diversos tipos de depressão : 

  1. Transtorno Depressivo Maior – quadro grave e muito sintomático que traz grande prejuízo funcional e social 
  2. Distimia – um tipo de depressão persistente que aparenta ser mais leve porém causa prejuízo para a pessoa e pode até ser confundida como um traço de temperamento ( aquela pessoa que aparenta estar sempre mal humorada ) 
  3. Depressão psicótica – depressão que cursa com sintomas psicóticos que demonstram a quebra com a realidade , apresentando quadro de alucinações ou delírios
  4. Depressão Pós – Parto – depressão que inicia no período após o parto 
  5. Depressão Bipolar – Depressão que ocorre no paciente que possui o transtorno de humor bipolar , os sintomas são semelhantes ao transtorno depressivo maior  mas o tratamento é completamente diferente .
  6. Depressão secundária a doenças , medicamentos ou drogas – depressão que pode ser causada por doenças , como doenças auto-imunes ( Lupus, artrite reumatoide ) , fibromialgia , câncer  , medicações ( corticóides , metrotexate , oncológicos ) e uso de drogas como álcool e cocaína. 

Profissionais que tratam a depressão

O médico psiquiatra é o médico que trata a depressão , começando pelo correto diagnóstico do episódio depressivo e descartando outras causas que possam se confundir com o transtorno . Ele irá avaliar cada caso e proceder com o correto tratamento , que pode ser medicamentoso , psicoterapêutico ou intervencionista . 

O psicólogo é um profissional de saúde  não médico que também pode considerar um diagnóstico de depressão , proceder com tratamento psicoterápico e orientar o paciente a buscar ajuda de um médico psiquiatra . 

A Dra. Fernanda é médica psiquiatra com 12 anos de experiência e atende diariamente pessoas que sofrem de depressão e outros transtornos mentais . Formada pela Universidade Federal do Paraná e com residência médica em psiquiatria pela FEAS – Prefeitura Municipal de Curitiba , com experiência em atendimentos de consultório e internações psiquiátricas .

Quando procurar ajuda de um médico psiquiatra

Voce deve procurar ajuda de um médico psiquiatra quando perceber que : 

  1. sente-se triste a maior parte do tempo
  2. não consegue sentir prazer ou alegria com coisas que sempre gostou
  3. prefere passar a maior parte do tempo quieto e sozinho 
  4. sente mais dificuldade de levantar da cama e fazer suas atividades diárias 
  5. Esta tendo mais dificuldades com seus estudos e trabalho por sua falta de concentração ou lentidão 
  6. Começar a ter pensamentos ruins a maior parte do tempo 

Quando devo desconfiar que alguém que conheço possa estar com depressão ? 

  1. quando você perceber que o comportamento desta pessoa mudou e agora ela pode estar mais quieta , irritada e isolada 
  2. Se a pessoa começa a descuidar de sua aparência física como parar de usar maquiagem , não cuidar mais dos cabelos ou barba , usar a mesma roupa por muitos dias , ficar muitos dias sem tomar banho
  3. Quando você perceber alterações mais bruscas de peso como emagrecimento ou aumento de peso
  4. Se a pessoa ficar mais tempo deitada ou parecer estar mais lenta do que o normal
  5. Se a pessoa aumentou o consumo de cigarro ou álcool 
  6. Se a pessoa começa a falar de sua própria morte  , como despedidas , cartas , testamentos .

Se você perceber que alguém próximo possa estar com depressão , não hesite em oferecer seu apoio e sua ajuda para levá-la a um serviço de saúde . Muitas vezes a pessoa que está deprimida não percebe que está doente ou não sente forças de procurar por si mesma um tratamento . 

Tratamento da depressão

A depressão precisa necessariamente ser tratada com medicamentos . Hoje sabemos que a depressão não tratada traz inúmeros prejuízos ao doente e a sua família, prejudicando seu desempenho laboral, familiar e social . Além disso , uma depressão sem tratamento tem maior risco de recaídas durante a vida , isto é , ter outros episódios depressivos ao longo da vida, cada vez mais graves e mais difíceis de tratar , bem como um risco alto de cronificação , ou seja , que ela nunca mais melhore e a pessoa não consiga mais voltar a se sentir como era antes de ficar doente . Atualmente existem diversos medicamentos usados para tratar a depressão , cada um com um perfil que pode se adequar a cada paciente , com mais efetividade e menos efeitos colaterais . A escolha do tratamento ideal precisa ser avaliada de forma técnica e individualizada com o psiquiatra durante a consulta ,  numa decisão compartilhada com o paciente. Em casos mais graves ou com risco de suicídio pode ser necessário um breve período de internação hospitalar até que o paciente comece a responder ao tratamento proposto . 

Conclusão

O Transtorno depressivo pode atingir pessoas de qualquer raça , credo , classe social . Não é uma doença inventada , não é frescura , não é falta de fé . É uma das doenças com maior taxa de afastamento laboral e de suicídio no mundo  e seu tratamento não pode ser negligenciado.  Nos últimos anos , diversas medicações foram desenvolvidas de modo a causar menos efeitos colaterais , menos interações medicamentosas e maior eficácia . O tratamento individualizado feito por um médico especialista é a melhor forma de enfrentrar a depressão e voltar a ter uma vida ativa , feliz e esperança de um futuro melhor . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *